Educandos do 6º ano exploram temas da Filosofia através de Projeto Lítero-filosófico
Educação
Durante o segundo semestre do Ano Letivo, o Colégio Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, promoveu um projeto inovador com educandos do 6º ano que une leitura, ficção, ciência e filosofia para incentivar o pensamento crítico e a reflexão.
A iniciativa envolveu a leitura guiada da obra “Uma viagem pela filosofia: O encontro” (2011), da autora Karen Franklin (UFPR). O livro tem origem no projeto “Filosofia no Ensino Fundamental” da Universidade Federal do Paraná (Curitiba), que busca tornar a filosofia na infância uma realidade, levando às escolas estratégias para desenvolver com crianças e jovens as primeiras reflexões filosóficas.
Com apoio e supervisão do Serviços e educadores, os educandos foram guiados através de uma narrativa envolvente em um ambiente devidamente preparado para simular o local onde a história se passava. A cada capítulo, os educandos imergiam em conceitos filosóficos de forma acessível e estimulante, além de refletirem sobre questões importantes da vida e da sociedade. Ideias complexas como epistemologia, filosofia moral, diálogo filosófico, critérios estéticos e compreensões sobre a natureza do tempo foram trabalhadas de maneira lúdica e compreensível.
Durante os encontros semanais, os educandos tiveram a oportunidade de não apenas ouvir, mas de forma ativa discutir e explorar temas como ética, liberdade, conhecimento científico, experimentos, tomada de decisões, além de participarem de dinâmicas de grupo onde compartilharam suas impressões e responderam a perguntas relacionadas aos capítulos lidos.
Esses encontros permitiram que cada um expressasse seus diferentes pontos de vista, promovendo uma cultura de diálogo e respeito pela diversidade de pensamentos.
A Direção da Unidade Educacional ressaltou que o projeto é fundamental para o desenvolvimento do senso crítico e de regras filosóficas para um diálogo saudável entre os educandos. A leitura filosófica ajuda a formar jovens mais conscientes e capazes de analisar o mundo ao seu redor. Além disso, a atividade preparou os educandos não só para as demandas escolares, fornecendo ferramentas de lógica, oratória e análise científica, mas também para a vida e os problemas filosóficos complexos da sociedade.
O projeto Filosofia no Ensino Fundamental – Anos Finais, com leitura para educandos do 6º ano, já está sendo considerado um sucesso pela Unidade Educacional e promete servir de inspiração para outras turmas em 2025. Com uma abordagem inovadora, o Colégio Coração de Jesus demonstra mais uma vez seu compromisso com a formação de jovens pensadores, capazes de transformar a sociedade através do conhecimento científico e do diálogo.