Educandos do 7º ano 2 investigam a relação entre circunferência e diâmetro em atividade prática de Matemática
Educação

Os educandos do 7º ano 2 do Colégio Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, participaram de uma proposta prática nas aulas do Componente Curricular de Matemática, envolvendo investigação e observação em diferentes espaços da Unidade Educacional. Com fitas métricas em mãos, percorreram ambientes e objetos circulares, identificando a circunferência e registrando medidas essenciais para o estudo do tema.
Durante a atividade, os educandos analisaram a relação entre o comprimento e o diâmetro das circunferências e perceberam que, ao realizar essa divisão, o resultado aproximava-se de 3,14 — o número π (pi), uma constante presente em diversos elementos do cotidiano, desde rodas de veículos até fenômenos astronômicos.
A proposta possibilitou que os educandos se envolvessem ativamente no processo investigativo, formulando hipóteses, comparando dados e chegando às próprias conclusões. A Matemática, assim, ganhou concretude, aproximando teoria e prática e despertando o interesse pela descoberta e pela construção de saberes.









