Eu sou assim: autorretrato que floresce
Educação

No Colégio Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, as crianças do Infantil IV se descobriram por meio da natureza, utilizando elementos como folhas, flores, gravetos e pedras para compor seus rostos.
Como parte do projeto sobre o corpo humano, os Investigadores — nome escolhido pelas próprias crianças para a turma — vivenciaram um momento de sensibilidade, expressão e significado ao olhar para si e representar suas características faciais com elementos naturais. Os materiais foram colhidos com carinho junto às famílias e, com toques cuidadosos, organizados e colados para a criação de cada autorretrato.
No espaço externo da Unidade Educacional, os Investigadores puderam selecionar as folhas, flores, pedras e gravetos que melhor representassem suas características. Em uma folha preparada com abertura e interferência em semicírculo, simulando o formato do rosto, colaram folhas e flores como cabelos, pedras como olhos, gravetos como bocas e pétalas como nariz e orelhas, explorando livremente sua criatividade e imaginação.
Essa vivência permitiu que as crianças explorassem, além de uma expressão artística, aspectos da identidade, do pertencimento e da conexão com a natureza, valorizando as diferenças e as singularidades de cada uma. O resultado foi uma série de autorretratos encantadores, nos quais se revelaram as descobertas, sensibilidades e potencialidades de cada criança.