Explorando as horas no cotidiano
Educação

No Componente Curricular de Matemática, os educandos do 3º ano 2 do Colégio Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, embarcaram em uma proposta repleta de descobertas sobre a leitura e compreensão das horas.
A atividade foi pensada para ir além da teoria, aproximando o objeto de estudo da realidade dos educandos. Para isso, os educandos construíram seus próprios relógios manuais, participaram de jogos com diferentes horários e enfrentaram desafios em grupo — tudo de forma lúdica, interativa e colaborativa.
Durante a vivência, surgiram questionamentos espontâneos que enriqueceram o processo de aprendizagem: “Que horas tomamos o lanche?”, “Quanto tempo dura uma aula?”, “Em que momento o recreio começa?”. Essas perguntas revelaram o interesse dos educandos em conectar os horários com suas experiências do cotidiano na Unidade Educacional.
A proposta também envolveu a exploração dos relógios analógicos e digitais, permitindo que os educandos compreendessem conceitos como hora cheia, meia hora, quarto de hora e noções de duração. Simulações de rotinas diárias ajudaram a tornar esses aprendizados ainda mais significativos.
Mais do que aprender a ver as horas, a turma desenvolveu autonomia, organização e responsabilidade. Os educandos descobriram que a Matemática está presente nos pequenos gestos, nos compromissos diários e no cuidado com o próprio tempo — saberes essenciais para a formação integral.