II Mostra da Educação Infantil: “Pluri-Infância, as Cem Formas de Aprender” destaca protagonismo infantil e desenvolvimento pedagógico

II Mostra da Educação Infantil: “Pluri-Infância, as Cem Formas de Aprender” destaca protagonismo infantil e desenvolvimento pedagógico

Educação

06 de Novembro de 2024

O Colégio Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, realizou a segunda edição da Mostra da Educação Infantil, intitulada “Pluri-Infância: as Cem Formas de Aprender”. O evento, que celebrou o aprendizado e a criatividade dos educandos, teve como objetivo principal apresentar aos Pais e/ou Responsáveis Legais, familiares e amigos os avanços pedagógicos do ano letivo de 2024, evidenciando o protagonismo das crianças em suas jornadas de aprendizado.

Organizada pela Direção, em parceria com as educadoras, a mostra criou uma oportunidade única para que a Comunidade Educacional compartilhasse, ao lado das crianças, diversas experiências educativas. O ambiente foi cuidadosamente preparado para reunir as vivências de todos as crianças da Educação Infantil em um espaço colaborativo, repleto de áreas estéticas que incentivaram a criatividade por meio de desenhos, brincadeiras e interações tecnológicas que deram vida às produções das crianças. Um corredor artístico exibiu as obras e criações dos pequenos talentos, trazendo um toque especial à exposição.

Cada Sala de Referência foi decorada para refletir as diferentes investigações realizadas pelas crianças ao longo do semestre. No Infantil I, por exemplo, os visitantes participaram de atividades sensoriais, como a manipulação de macarrão colorido, que contribuiu para o desenvolvimento da coordenação motora e da concentração. Também foram expostos registros visuais criados pelas próprias crianças.

A sala do Infantil II apresentou dois ambientes distintos. No primeiro, a proposta investigativa “Cor e Sabor” explorou as características dos alimentos e a importância de uma alimentação saudável. No segundo, o foco estava nas cores e formas geométricas, com um tapete sensorial que estimulava o toque e a interação.

Já a sala do Infantil III, chamada “A Sala dos Aventureiros”, concluiu uma investigação sobre o jardim, onde os visitantes puderam descobrir a vida das flores e dos insetos ao lado das crianças. Entre as descobertas compartilhadas, estava a experiência com um bicho-da-seda, com destaque para suas características e ciclos de vida, além de desenhos de observação feitos pelas próprias crianças.

A sala do Infantil IV, intitulada “Luz da Lua”, apresentou a investigação sobre o tema “O Universo e Seus Encantos”. Recepcionados por educandos vestidos de astronautas, os visitantes exploraram o Sistema Solar com desenhos e informações sobre os planetas e participaram de uma atividade sobre as fases da Lua, utilizando bolachas para ilustrar as etapas.

Na sala do Infantil V, conhecida como “Tribo Ianomami”, o foco foi nas raízes familiares e na diversidade cultural brasileira. A sala foi dividida em três ambientes estéticos, onde os visitantes puderam vivenciar momentos de introspecção, manipular materiais para explorar sequências e quantificações, e conhecer a cultura dos povos originários por meio de elementos naturais que compõem a cultura indígena.

A II Mostra da Educação Infantil foi um evento marcante, promovendo experiências ricas e intencionais que convidaram a Comunidade Educacional a explorar um universo de investigações e aprendizagens lúdicas. Alinhada à Base Nacional Comum Curricular e aos Valores Clelianos, a ocasião destacou o aprendizado e a criatividade das crianças, consolidando-se como um sucesso.

Galeria


Matéria por Thayna dos Santos – Educadora