Infantil V e Sopão do Bem - Alimentação Saudável e Solidariedade

Infantil V e Sopão do Bem - Alimentação Saudável e Solidariedade

Responsabilidade Socioambiental

18 de Junho de 2024

Dando seguimento ao projeto com a temática central “Alimentação Saudável”, intitulado “Comer Melhor, Comer Saudável”, as crianças do Infantil V do Colégio Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, tiveram a oportunidade de conhecer melhor a cidade de Nova Esperança/PR. Durante essa experiência, observaram a existência de famílias necessitadas de assistência, principalmente no que se refere a alimentação. Com isso, ao incentivar as crianças a uma alimentação mais saudável por meio do cultivo de uma horta, percebeu-se que os alimentos produzidos seriam suficientes para a turma conhecer e degustar, além de permitir que o excedente fosse compartilhado com outras pessoas.

Nesse processo de aprendizado e levantamento de hipóteses, a turma descobriu o projeto “Sopão do Bem”, que já ocorre há alguns anos na cidade, mas que ainda é pouco divulgado. Uma das fundadoras do projeto, a senhora Rosângela Aparecida Silva, foi convidada para um bate-papo com as crianças do Infantil V. Durante o encontro, Rosângela compartilhou a história e os objetivos do “Sopão do Bem”, iniciado em 2016 por um grupo de pessoas sem vínculo religioso ou político, com o intuito de suprir a necessidade alimentar das pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente no bairro Vila Regina.

Nos primeiros passos do projeto, foi necessário encontrar um espaço adequado, com cozinha ampla e salão para o cadastramento e entrega dos alimentos. Com o apoio do padre da época, conseguiram o espaço da capela São Judas Tadeu. Com o passar dos anos, o projeto cresceu e passou a alcançar um número maior de pessoas, promovendo ações como Páscoa, Dia das Crianças e Natal com cesta básica. Atualmente, o “Sopão do Bem” é mantido por doações semanais, algumas fixas e outras obtidas por meio de doações esporádicas e voluntariado.

O bate-papo despertou ainda mais o interesse e a consciência social das crianças, que se mostraram entusiasmadas em colaborar com o projeto. Ao final da conversa, as crianças convidaram Rosângela para conhecer a horta e os produtos plantados. Eles fizeram um combinado de que, ao final da colheita, iriam lavar, cortar e picar suas hortaliças e vegetais, entregando-os ao projeto "Sopão do Bem" para ajudar no que fosse necessário.

Essa experiência permitiu um despertar das crianças para as questões sociais, com um olhar empático e cleliano, que valoriza a sensibilidade para com o próximo. Espera-se que isso reflita no futuro, tornando-as adultas sensibilizadas com as necessidades dos outros. 

Galeria


Matéria por Thayna dos Santos – Educadora