Infantil V visita o Museu Municipal de Nova Esperança/PR

Infantil V visita o Museu Municipal de Nova Esperança/PR

Educação

24 de Julho de 2024

Recentemente, as crianças do Infantil V do Colégio Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, foram surpreendidas com uma visita ao Museu Municipal de Nova Esperança/PR, denominado Armando de Lima Uchôa e localizado na Rua Princesa Isabel.

A iniciativa, proposta pela educadora da turma, teve como ponto de partida o estudo sobre grandes inventores e suas invenções. As crianças aprenderam sobre cientistas renomados como Santos Dumont, Vital Brazil, Johanna Döbereiner, Djalma Guimarães, Otto Gottlieb, entre outros profissionais que também se destacam na ciência e na pesquisa.

O projeto envolveu uma investigação inicial sobre os cientistas e suas profissões, em que as crianças trouxeram materiais representativos. Esses materiais ficaram expostos por alguns dias, permitindo que as crianças os explorassem e se imaginassem nas respectivas profissões. Além disso, houve um acompanhamento diário com as famílias, que incluía vídeos apresentando os cientistas mencionados.

A visita ao Museu teve como objetivo principal a observação das invenções criadas e utilizadas pela população da cidade em décadas passadas. Durante a visita guiada por uma funcionária do local, tiveram a oportunidade de ver de perto objetos que alguns já conheciam ou haviam visto nas casas de avós e tios. Para outros, esse foi o primeiro contato com muitos dos artigos expostos, gerando fascínio e curiosidade.

As crianças puderam explorar objetos como máquinas de escrever, ferros de passar roupa à brasa, pilões de madeira, pianos, lamparinas, máquinas de costura e muito mais. A atividade proporcionou um melhor conhecimento da funcionalidade prática desses itens e despertou a brincadeira e a imaginação.

O conhecimento sobre as invenções adquirido durante a visita ajudou para que compreendessem o quão essenciais aqueles objetos foram em determinados períodos históricos e que, ao longo dos anos, passaram por melhorias e modernizações até se tornarem os objetos cotidianos da atualidade. Além disso, a visita visava ensinar a história da cidade, observando fotos e percebendo as mudanças ao longo do tempo, sempre destacando a importância dos inventores e sua curiosidade em melhorar o que já existia.

Com a visita, que concluiu o projeto sobre os Cientistas, observou-se que as crianças vivenciaram ativamente a exploração, relembrando constantemente os temas discutidos e relacionando suas descobertas aos objetos e inventores estudados. Assim, puderam dar significado aos objetos e às pessoas, compreendendo que tudo o que existe tem seu valor e que a curiosidade e as experiências são fundamentais para o progresso.

Galeria


Matéria por Thayna dos Santos – Educadora