Um perfume de esperança: Celebração Pascal com educadores

Pastoral Escolar

16 de Abril de 2025
Um perfume de esperança: Celebração Pascal com educadores

No sábado que precedeu a Semana Santa, dia 12 de abril, os educadores do Colégio Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, reuniram-se para um momento especial de espiritualidade e preparação para a Páscoa do Senhor. A Celebração Pascal conduziu todos os presentes por uma jornada de fé, contemplação e significado, à luz dos evangelhos que marcam a Semana Santa, tendo como fio condutor a simbologia do perfume — presença sensível que acompanha os momentos mais profundos da vida de Cristo.

O encontro teve início com a recordação do Domingo de Ramos, quando Jesus entra em Jerusalém montado em um jumentinho, gesto que exala o perfume da humildade. Aquele que é Rei se apresenta como servo, ensinando com sua vida que o verdadeiro poder é exaltado na simplicidade.

A reflexão seguiu com o episódio da Unção em Betânia, em que Maria unge os pés de Jesus com um perfume precioso, gesto que vai além do cuidado: é acolhimento, reverência e amor. O texto bíblico nos recorda que "a casa inteira se encheu com o perfume do bálsamo", símbolo da presença de Deus que preenche todo o espaço com graça.

Na Última Ceia, a fragrância presente é a do amor que se entrega e do serviço que se oferece. Jesus parte o pão, reparte sua vida e lava os pés dos discípulos, mostrando que não há Eucaristia sem doação. Amar e servir se tornam, aqui, expressões inseparáveis.

Ao contemplar a Cruz, os educadores fizeram memória do dom da salvação, reconhecendo que ali, onde o mundo via derrota, Deus fez brotar a vitória da vida. O perfume desse momento é o da redenção — suave e profundo como o amor que se entrega por inteiro.

E no mistério da Ressurreição, o perfume sentido é o da Esperança. Uma esperança viva, que não decepciona e que renova em cada discípulo a coragem de seguir o Ressuscitado, vivendo a alegria de uma vida nova.

Rezar sobre o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor é também meditar sobre a missão de ser educador em uma Escola Católica. Toda ação educativa se enraíza nesse mistério central da fé cristã. Jesus entregou sua vida para que todos os que Nele creem tenham vida em abundância — e é a partir da Cruz, onde Ele se doa por amor, que também nós acreditamos em uma educação capaz de gerar vida e esperança no mundo em que vivemos.

Que a celebração da Páscoa reacenda em cada cristão, especialmente em nós educadores, a consciência de nossa identidade: peregrinos da esperança, chamados a formar com fé, servir com amor e educar com propósito.

Após a Celebração Pascal, os educadores foram convidados a partilhar um almoço de confraternização, momento que prolongou a vivência da comunhão celebrada. Em um ambiente acolhedor e fraterno, todos puderam se reunir para fortalecer os laços que sustentam a missão da nossa Unidade Educacional. Tivemos a alegria de contar com a presença especial dos padres de nossa Paróquia, cuja participação trouxe ainda mais sentido ao encontro, testemunhando a unidade entre o Colégio Coração de Jesus e Igreja na vivência da fé e na construção de um ambiente educativo evangelizador.

Galeria


Matéria por Irmã Juliana Zorzanello - Serviço de Pastoral Escolar