Onde a leitura ganha forma e cor

Educação

26 de Novembro de 2025
Onde a leitura ganha forma e cor

No dia 26 de novembro, o Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, localizada na cidade de Garibaldi/RS, iniciou a exposição do projeto “Caixa Literária”, desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa - Literatura, pelos educandos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, como encerramento do Ano Literário 2025.

O projeto teve como objetivo estimular o gosto pela leitura e a criatividade dos educandos por meio da produção artesanal de um livro-objeto — no estilo scrapbook — que representasse a interpretação criativa de uma obra literária. A proposta envolveu o desenvolvimento de habilidades de escrita, expressão artística e senso estético, integrando arte e literatura em uma experiência única de aprendizagem.

Durante o projeto, os educandos dedicaram-se à criação de livros artesanais em formato livre, com páginas ricamente decoradas e criativas, que apresentaram a essência das obras escolhidas — seus enredos, personagens, tempo, espaço e mensagens. Além do resumo fiel, cada produção trouxe interpretações pessoais e elementos visuais que revelaram a sensibilidade e o envolvimento dos educandos com a leitura. As produções foram apresentadas em caixas decoradas em conformidade com a temática da obra.

As educadoras de Língua Portuguesa, Fabiana Fellini, do Ensino Médio; e Dyessika Cortes, do Ensino Fundamental; juntamente com a educadora do Serviço de Biblioteca Escolar, Lilian Mello, realizaram a seleção dos projetos que mais se destacaram pelo rigor estético, criatividade e fidelidade à obra literária estudada.

Na 3ª série, com a obra Capitães da Areia, de Jorge Amado, conquistaram o 1º lugar as educandas Isadora Giuradelli e Júlia Marchese. O 2º lugar foi atribuído a Fernanda Taufer e Maria Alice Frigo, e a menção honrosa contemplou os educandos Gabriel Chesini e Francisco Agatti, pelo excelente trabalho apresentado.

Na 2ª série, o 1º lugar foi conquistado pelas educandas Ana Maria Kuhn, Carolina Lazzari e Laura Pasini, que produziram uma interpretação criativa do conto ‘A cartomante’, de Machado de Assis. O 2º lugar foi conferido a Ana Luiza Giuradelli e Manuela Simonaggio, que trabalharam o conto ‘Negrinho do Pastoreio’, de Simões Lopes Neto. Receberam menção honrosa as educandas Gabrielle Zilio e Martina Klauck, também com uma criação baseada no conto ‘Negrinho do Pastoreio’.

A Unidade Educacional agradece o empenho, a dedicação e a sensibilidade artística de todos os educandos envolvidos, que enriqueceram o Ano Literário 2025 com produções que revelam o compromisso com a leitura, a criatividade e a excelência acadêmica.

Galeria


Matéria por Fabiana Ziliotto Fellini - Educadora