Tecnologia com consciência: um olhar do campo à cidade
Educação

Na última quarta-feira, foi realizada uma atividade com os educandos dos 3ºs anos 1 e 2 do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação localizada na cidade de Garibaldi/RS. A proposta teve como objetivo promover uma reflexão sobre o uso consciente das tecnologias, a partir da contação da história do livro "É um Livro", de Lane Smith.
A ação, que envolveu leitura, escuta atenta e interação, despertou importantes discussões sobre como as ferramentas tecnológicas impactam o nosso cotidiano, tanto nas áreas urbanas quanto nas rurais.
A narrativa do livro, que retrata a relação entre um burro e um macaco em um universo onde a tecnologia é uma ferramenta — mas também pode ser uma distração —, serviu como ponto de partida para que os educandos refletissem sobre as diferentes formas de trabalho no campo e na cidade, especialmente no que diz respeito ao uso da tecnologia.
A atividade foi pensada com o intuito de sensibilizar os educandos para a importância do uso consciente das tecnologias, destacando que, enquanto nas áreas urbanas a tecnologia pode ser uma aliada no aumento da produtividade e no acesso à informação, no campo, seu uso também é essencial, embora envolva desafios e necessidades diferentes.
Durante a atividade, alguns educandos estavam vestidos de azul, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, reforçando o compromisso da Unidade Educacional com o respeito à diversidade e à inclusão.
A partir dessa reflexão, os educandos puderam compreender que, seja no campo ou na cidade, a tecnologia deve ser vista como uma ferramenta poderosa, mas que precisa ser utilizada de forma equilibrada, para que não se torne um obstáculo às relações humanas nem ao aproveitamento das experiências cotidianas.
Essa contação de história não apenas estimulou o pensamento crítico dos educandos, mas também promoveu uma discussão enriquecedora sobre como podemos incorporar as tecnologias ao nosso dia a dia sem deixar de valorizar aspectos fundamentais da convivência, do respeito mútuo e do trabalho em diferentes contextos.