Todos os dias é dia de cuidarmos da Casa Comum!

Todos os dias é dia de cuidarmos da Casa Comum!

Educação

28 de Junho de 2024

Estamos vivendo uma preocupante realidade no que se refere às mudanças climáticas do mundo inteiro, motivo pelo qual a educadora do Componente Curricular de Ciências, Fernanda M. Angheben tomou a iniciativa de liderar algumas ações envolvendo a conscientização de toda a comunidade do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação localizada na cidade de Garibaldi/RS.

Na manhã do dia 25 de junho, recebemos a visita dos professores da Universidade de Caxias do Sul, Felipe Gonzatti e Guilherme Brambatti Guzzo, responsáveis pelo departamento de Ciências Naturais, os quais contribuíram para a conscientização dos educandos no que se refere a fauna e a flora local. O momento inicial foi conduzido pelo Prof. Felipe, que apresentou a rica diversidade vegetal, seus benefícios e contribuições para o equilíbrio do planeta. Além disso, o professor desmistificou o fato da comunidade estar atribuindo ao peso das árvores os deslizamentos ocorridos no período em que as fortes chuvas castigaram a região da Serra.

A abordagem foi muito essencial para despertar nos educandos a importância do conhecimento científico e da pesquisa para o avanço da ciência em prol da qualidade de vida da população e, além disso, as consequências que a ação humana provoca no ambiente. O olhar atento às imagens promoveu uma reflexão acerca do papel de cada um de nós na sociedade enquanto condutores de ações que tanto podem construir como destruir o local em que vivemos. Atrelada à flora está a fauna, portanto a formação seguiu com uma prática demonstrativa de espécimes que fazem parte da vida das florestas locais. 

O Prof. Guilherme, especialista no assunto, apresentou alguns exemplares de animais, suas características, habitat e contribuições na cadeia alimentar e, consequentemente, no equilíbrio ambiental. Sem dúvida, foi possível perceber que não há vida humana sem que ela esteja diretamente atrelada à sua essência que é a natureza, o ambiente e seus elementos. 

Todo o conhecimento adquirido de alguma forma será propagado pelos educandos na sociedade que cada vez mais precisa estar atenta ao seu papel para a manutenção da vida e ao cuidado com a Casa Comum. Sigamos a súplica deixada pelo Papa Francisco no Laudato si', encíclica na qual o Pontífice critica o consumismo e o desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e unificação global para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas.

Galeria


Matéria por Adriana Rabaioli Lazzari - Serviço de Orientação Pedagógica