2ª série estuda a imigração italiana, explora a história e produz poemas sobre o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus

Educação

06 de Setembro de 2024
2ª série estuda a imigração italiana, explora a história e produz poemas sobre o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus

Os educandos da 2ª série do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação em Ponta Grossa/PR, participaram de um projeto multidisciplinar que se desdobrou por diversos ambientes, como a Sala de Aula, Biblioteca, Laboratório de Tecnologias e Pátio. A ação integrou os Componentes Curriculares de História e Produção Textual, e teve como foco a história das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus no Brasil e a imigração italiana do século XX, proporcionando uma abordagem rica e conectada.

O principal objetivo da atividade foi oferecer uma experiência educativa que unisse habilidades multidisciplinares. Assim, os educandos puderam explorar a imigração italiana no Brasil e, aliado a isso, estudar a chegada das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, destacando a formação de núcleos de assistência social para os primeiros italianos que se estabeleceram no país. 

A atividade foi desenvolvida de forma sequencial e interativa: inicialmente, os educandos leram o livro "Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus: 100 anos de serviço do amor" e participaram de um debate crítico sobre a obra. Posteriormente, realizaram uma pesquisa detalhada sobre a imigração italiana em São Paulo e no Paraná. Na sequência, aprenderam sobre a estrutura e a criação de poemas, elaborando suas próprias composições com o tema "As Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus e a imigração italiana no Brasil". Para concluir, participaram de uma roda de declamação dos poemas, reforçando a importância da integração entre teoria e prática.

Essa abordagem trouxe uma contribuição significativa para o aprendizado dos educandos, permitindo-lhes compreender que os processos históricos não são lineares, mas sim interligados com o contexto em que se inserem. A atividade facilitou a aplicação dos conhecimentos adquiridos na leitura e pesquisa para a criação de poemas, alinhando a teoria com a prática e oferecendo uma experiência educacional mais completa e significativa. 

Os resultados obtidos foram extremamente positivos. Além de desenvolverem habilidades valiosas, os educandos reconheceram sua participação em um projeto centenário de caridade e ação social. Essa percepção aprofundou o entendimento sobre o valor histórico e social da congregação e da imigração italiana no Brasil, proporcionando uma conexão mais rica e duradoura com o conteúdo estudado.

Galeria


Matéria por Djames Suguimoto - Educador