3ª série conecta arte, conhecimento e protagonismo em apresentações teatrais e impulsiona o pensamento crítico social
Educação

No dia 27 de maio, a 3ª série do Ensino Médio do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação em Ponta Grossa/PR, protagonizou uma noite marcada pela arte, sensibilidade e crítica social ao levar ao palco do Auditório as adaptações das obras “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, e “Olhos D’Água”, de Conceição Evaristo.
A proposta interdisciplinar envolveu os Componentes Curriculares de Língua Portuguesa, Filosofia, Sociologia e Projeto de Vida, desafiando os educandos a mergulharem nos contextos sociais das narrativas e a traduzirem esses universos em linguagem teatral, de forma criativa e engajada.
Durante o processo, os educandos participaram ativamente da construção dos roteiros, produção, figurinos e cenários, além de atuarem nas apresentações. A experiência possibilitou o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, empatia, expressão oral, trabalho em equipe e protagonismo estudantil.
A atividade foi além da leitura teórica, promovendo uma reflexão profunda sobre as realidades retratadas nas obras, marcadas pela pobreza, desigualdade e resistência. Através dos temas, os educandos se conectaram com desafios ainda presentes na sociedade atual.
Iniciativas como essa reforçam o compromisso do SAGRADO – Rede de Educação com uma educação integral e humanizada, em que o conhecimento é vivenciado de forma significativa, conectando arte, aprendizado, cultura e formação cidadã.