7º ano investiga sobre os povos africanos e suas riquezas culturais através de metodologias de ensino inovadoras
Educação

Os educandos 7º ano do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação em Ponta Grossa/PR, no Componente Curricular de História, participaram de uma atividade educativa de grande importância, realizada em diferentes Espaços de Aprendizagem, como a Sala de Aula, Biblioteca e Sala de Artes. A atividade foi pensada para explorar a riqueza da diversidade cultural africana entre os séculos XV e XVIII, com foco em diferentes povos e impérios que marcaram a história do continente, além do tradicional foco em impérios como o Egito.
O objetivo principal foi aprofundar o conhecimento dos educandos sobre as diversas culturas africanas, suas características econômicas, religiosas, sociais, geográficas e culturais, desafiando a visão de que a África se resume apenas ao grande império egípcio. A atividade foi dividida em quatro etapas: organização do grupo e explicação do trabalho, pesquisa e anotações, produção do mapa colaborativo e dos cards informativos, e, por fim, apresentações de seminários.
A metodologia aplicada foi centrada na aprendizagem ativa e colaborativa, permitindo que os eles trabalhassem em equipe para pesquisar, organizar e apresentar as informações sobre povos africanos: o Reino de Gana, o Império do Mali, o Império de Songai, os Povos Iorubá e os Bantus. Durante o processo, foram utilizados livros didáticos, mapas, papel colorido, canetas, tesouras e outros materiais de arte.
A atividade teve grande impacto no aprendizado dos educandos, pois ampliou a compreensão sobre a diversidade cultural da África. Ao invés de focar apenas em um império isolado, eles foram desafiados a investigar diferentes povos, suas formas de organização social, crenças religiosas, formas de produção econômica e relações geográficas. Isso os ajudou a entender que a África, entre os séculos XV e XVIII, era composta por uma rica variedade de culturas, com diferentes modos de vida, religiões e tradições, o que vai muito além da visão simplificada de uma África homogênea. Além disso, a metodologia de trabalho em grupo contribuiu para o desenvolvimento de habilidades como a pesquisa autônoma, a síntese de informações e a capacidade de comunicação, tanto escrita quanto oral.
Esse trabalho é de extrema importância para a formação dos educandos, pois estimula o respeito pela diversidade e o entendimento de que a história da África não pode ser reduzida a um único ponto. Ela proporciona uma visão mais ampla do continente africano, permitindo que compreendam as diferenças culturais e a complexidade social de diversos povos que coexistiram e ainda coexistem. Ao se aprofundarem nas culturas de Gana, Mali, Songai, Iorubá e Bantu, os educandos passaram a enxergar a África como um continente plural, repleto de riquezas históricas, religiosas e sociais.
Os resultados obtidos foram bastante positivos. Os grupos conseguiram realizar pesquisas, resultando em um mapa colaborativo bem elaborado, que representou as localizações geográficas dos povos pesquisados e suas características. As apresentações de seminários, realizadas no final da sequência, permitiram uma troca rica de informações entre os educandos, fortalecendo o entendimento sobre a diversidade africana e suas contribuições para a História global. A atividade cumpriu seu objetivo de expandir os horizontes, oferecendo uma visão mais completa e enriquecedora da África entre os séculos XV e XVIII.