Contraturno transforma argila em aprendizado e desenvolve a criatividade durante atividade do Projeto Fabricando Arte

Contraturno transforma argila em aprendizado e desenvolve a criatividade durante atividade do Projeto Fabricando Arte

Educação

29 de Agosto de 2024

Os educandos do Contraturno do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação em Ponta Grossa/PR, realizaram esculturas dos seus colegas em argila. A atividade integra o Projeto Fabricando Arte.

O Projeto visa favorecer o desenvolvimento cognitivo e sensível do educando, através da manipulação de uma variedade de materiais e técnicas, relacionando-as com a experiência do fazer artístico e com a ampliação dos sentidos.

Inicialmente, os educandos conheceram algumas obras do escultor italiano e renascentista Donato di Niccólo di Betto Bardi (Donatello), artista que trabalhava com rigor no acabamento da figura humana.

Em seguida, foram divididos em duplas para começar a criar esculturas. Eles tinham a missão de fazer a observação detalhada do colega e tentar reproduzir os traços, como o estilo do cabelo, o formato do rosto, os detalhes dos olhos, nariz e boca. A ideia era se aventurar na arte de modelar com argila, usando tanto as técnicas convencionais quanto as não convencionais, para que cada um pudesse mostrar seu jeito único de se expressar.

A atividade resultou em produções artísticas variadas, pensadas e executadas individualmente por cada educando. Ao final, as esculturas ficaram expostas para que a Comunidade Educacional possa também observar as obras de arte desenvolvidas pela turma do Contraturno. 

Essa experiência prática não apenas despertou a criatividade e a expressão individual dos educandos, mas também fortaleceu habilidades essenciais para o crescimento acadêmico e pessoal. Ao se dedicarem à tarefa de retratar um colega, eles aprimoraram sua capacidade de observação, atenção aos detalhes e paciência. Além disso, a manipulação da argila contribuiu para o desenvolvimento da coordenação motora fina e da sensibilidade tátil, elementos fundamentais para o processo de aprendizagem. 

Galeria


Matéria por Luiza Vernek e Gabriela Ribeiro - Educadoras