Educandos do 5º ano aprimoram os aprendizados sobre o Ciclo Hidrológico através de atividades envolvendo a metodologia de Ensino Híbrido

Educandos do 5º ano aprimoram os aprendizados sobre o Ciclo Hidrológico através de atividades envolvendo a metodologia de Ensino Híbrido

Ensino Híbrido

23 de Abril de 2024

Os educandos do 5º ano do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação em Ponta Grossa/PR, aprofundaram os aprendizados de Geografia sobre ciclo hidrológico através de diferentes metodologias de ensino, possibilitando que aquisição de conhecimento acontecesse além da Sala de Aula.  

Com o intuito de enriquecer os entendimentos sobre o ciclo da água, os educandos tiveram a oportunidade de explorar a temática de maneira inovadora através do Ensino Híbrido, especificamente utilizando o modelo Rotação Laboratorial. Os Espaços de Aprendizagem utilizados foram o Laboratório Científico, a Sala de Tecnologias e o Hall da Biblioteca. Cada um desses ambientes foi cuidadosamente preparado para proporcionar atividades práticas e experimentais relacionadas ao objeto de estudo.

Por meio de uma abordagem diversificada, eles participaram de uma série de atividades relacionadas ao ciclo da água. Enquanto um grupo se envolvia em uma atividade interativa para completar as informações sobre o tema, outro utilizava a Sala de Tecnologias para responder a um questionário on-line sobre o assunto. Simultaneamente, um terceiro grupo estava imerso no Laboratório Científico, onde realizava um experimento ilustrativo do ciclo da água, utilizando água morna e um saco plástico zip lock. Ao final, todas as equipes se uniram para tirar conclusões a respeito do tema discutido.

A utilização do Laboratório Rotacional visou permitir que os educandos explorassem o assunto de forma mais abrangente, participando de atividades práticas e interativas em pequenos grupos, incluindo experimentos, observações, coleta de dados, análises e interpretações. Através dessa atividade, foi observado um notável aprimoramento no conhecimento sobre o tema, uma vez que foi explorado através de diferentes estilos de aprendizagem.

Galeria


Matéria por Marcela Rocha - Educadora