Entre faíscas e descobertas: educandos do 8° ano exploram a eletricidade na prática durante aula de Ciências

Educação

27 de Março de 2026
Entre faíscas e descobertas: educandos do 8° ano exploram a eletricidade na prática durante aula de Ciências

O 8º ano do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, em Ponta Grossa/PR, vivenciou, no Laboratório Científico, uma aula prática voltada ao estudo da eletricidade, proporcionando uma experiência dinâmica e significativa no Componente Curricular de Ciências. A atividade teve como foco a compreensão dos principais conceitos relacionados aos circuitos elétricos, permitindo que os educandos relacionassem teoria e prática de forma investigativa e participativa.

Durante a aula, eles construíram seus próprios circuitos elétricos, identificando e compreendendo o funcionamento de elementos essenciais, como fonte de energia, condutores, interruptores e receptores. A prática favoreceu o desenvolvimento do raciocínio lógico e da autonomia, além de estimular o trabalho colaborativo entre as equipes.

Como parte da proposta, os educandos também participaram de um jogo científico denominado “labirinto elétrico”, no qual aplicaram conceitos de eletricidade para superar o desafio. A atividade lúdica contribuiu para reforçar a aprendizagem de maneira envolvente, incentivando a concentração, a coordenação motora e a resolução de problemas.

Outro momento de destaque foi a exploração do processo de eletrização por meio do uso de um gerador eletrostático. Os educandos puderam observar, na prática, como o movimento e o atrito podem gerar eletricidade, visualizando as faíscas produzidas pelo equipamento, o que despertou curiosidade e entusiasmo.

Atividades como essa são fundamentais para tornar o ensino mais significativo, despertando o interesse pela ciência e promovendo a construção do conhecimento de forma concreta e contextualizada.

Galeria


Matéria por Leonardo Maczenski - Educador