Estudo dos movimentos: da teoria à prática!

Estudo dos movimentos: da teoria à prática!

Ensino Híbrido

25 de Março de 2024

Os educandos das turmas da 1ª série realizaram atividades práticas sobre o estudo de cinemática, trabalhando tanto no Laboratório de Informática como no Hall da Biblioteca. 

Utilizando rotação por estações, os educandos realizaram três atividades diferentes. Em uma das estações, o estudo foi uma simulação computacional na plataforma Phet, onde foi possível observar o movimento e acompanhar a construção gráfica da posição, velocidade e aceleração em função do tempo.

Em outra estação, os educandos utilizaram seus celulares para gravar o movimento de um de seus colegas e, utilizando papel, construíram gráficos de posição pelo tempo. Na última estação, utilizaram uma régua e a função horária da posição para MUV para determinar o tempo de reação de cada um .

O objetivo central foi oportunizar um contato concreto com o Objeto de Estudo, motivando os educandos a se concentrarem e aplicarem os conceitos de Física no estudo do movimento. Com isso, propiciando aos educandos que possuem dificuldades em manter a atenção nas atividades mais tradicionais de ensino uma forma mais dinâmica de interagir com os conceitos abordados em Sala de Aula.

A simulação computacional em conjunto com a atividade prática de construção gráficas trabalham formas distintas de conectar os conceitos Físicos estudados, por meio da Matemática, à práticas concretas e, ao mesmo tempo, a aplicação de uma das funções horárias estudadas em Cinemática demonstra sua aplicabilidade em uma situação real.

Galeria


Matéria por Luiz Gonçalves - Educador