Jogo "Nunca Dez" estimula a aprendizagem do sistema de numeração decimal no 2º ano 1
Educação
Os educandos do 2º ano 1 do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, em Ponta Grossa (PR), participaram de uma aula de Matemática marcada por descobertas e aprendizagem significativa, explorando o sistema de numeração decimal de forma concreta e lúdica.
A atividade teve início com a retomada do material dourado, recurso pedagógico que favorece a compreensão das unidades, dezenas e centenas por meio da manipulação e da visualização de quantidades. Com esse material, os educandos puderam representar diferentes valores e compreender, de maneira mais concreta, a estrutura do sistema de numeração decimal.
Na sequência, a turma participou do jogo “Nunca Dez”, que reforça o princípio do agrupamento de 10 em 10. Durante a dinâmica, sempre que a quantidade de unidades chegava a dez, era realizada a troca por uma dezena, possibilitando a compreensão prática do valor posicional dos algarismos e da organização do sistema decimal.
Ao longo da vivência, o envolvimento e o entusiasmo dos educandos evidenciaram como estratégias lúdicas tornam a aprendizagem da Matemática mais significativa, despertando o interesse, a participação e o protagonismo.
A proposta proporcionou momentos de interação, diversão, reflexão e construção do conhecimento, fortalecendo a compreensão do sistema de numeração decimal de forma lúdica, concreta e significativa, ao mesmo tempo em que desenvolveu o raciocínio lógico e consolidou conceitos essenciais para a aprendizagem matemática.