Uma semana para brincar, descobrir e criar memórias

Educação

02 de Junho de 2026
Uma semana para brincar, descobrir e criar memórias

Quando foi a última vez que você brincou sem pressa, explorou o mundo com curiosidade e transformou algo simples em uma grande descoberta? Na infância, o brincar é muito mais do que diversão: é linguagem, imaginação, construção de vínculos e forma de conhecer o mundo. E foi justamente esse convite que guiou a Semana Mundial do Brincar na Escola de Educação Infantil Lar do Bebê – Pupileira, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação.

Ao longo da semana, as crianças participaram de vivências organizadas para despertar a curiosidade, ampliar repertórios e fortalecer vínculos por meio das interações, das brincadeiras e dos processos investigativos. Cada proposta foi cuidadosamente planejada para respeitar os tempos da infância e favorecer experiências significativas nos diferentes campos de experiência. Em alguns momentos, o uso de fantasias e adereços integrou as vivências propostas, ampliando as possibilidades de imaginação, expressão e faz de conta, elementos essenciais para o brincar na infância.

Em diversos Espaços Educacionais, as crianças puderam explorar brincadeiras tradicionais, circuitos de movimento, construções, confecção de brinquedos, experiências com materiais diversos e propostas que incentivaram a imaginação, a criatividade, a cooperação e a convivência. Bilboquês, petecas, brinquedos confeccionados com materiais reutilizáveis, cantigas e brincadeiras coletivas fizeram parte dessa programação especial, tornando cada dia ainda mais envolvente.

Um dos momentos mais marcantes da semana foi o encontro com as famílias durante o “Encontro de Gerações”, quando brinquedos de outras épocas ganharam espaço para serem compartilhados com as crianças, aproximando histórias, memórias e diferentes formas de brincar. Além disso, momentos de cantigas, brincadeiras coletivas e um lanche compartilhado fortaleceram os vínculos e tornaram essa vivência ainda mais especial.

Mais do que uma programação temática, a Semana Mundial do Brincar reafirmou o compromisso da Unidade Educacional com uma Educação Infantil em que brincar é linguagem, descoberta, interação e desenvolvimento. Porque é brincando que as crianças investigam o mundo, constroem relações e criam memórias que permanecem para toda a vida.

Galeria


Matéria por Ingrid Allgayer - Serviço de Comunicação