Vivência do Infantil V apresenta o Projeto "Toni Itinerários" e Coleções

Vivência do Infantil V apresenta o Projeto "Toni Itinerários" e Coleções

Educação

20 de Junho de 2024

Na quinta-feira (20), a turma do Infantil V realizou uma enriquecedora vivência explorando o "Toni Itinerários". A atividade teve como foco a importância do conhecimento dos números e suas respectivas quantidades, promovendo o desenvolvimento cognitivo e matemático das crianças de forma lúdica e significativa.

O projeto 'Toni Itinerários' é uma abordagem inovadora que busca integrar o aprendizado de diversos conceitos ao cotidiano das crianças, incluindo, nesta vivência, o da matemática. Durante a proposta, as crianças foram incentivadas a formar suas próprias coleções de objetos, que foram posteriormente quantificados e registrados no portfólio individual de cada criança, chamado de "Portfólio do Toni Itinerário".

Essa vivência permitiu que as crianças tivessem uma experiência prática e concreta com os números, tornando o aprendizado mais palpável e divertido. Ao colecionarem diferentes itens, elas tiveram a oportunidade de contar, comparar quantidades e registrar seus achados, o que favoreceu o entendimento de conceitos matemáticos básicos de forma natural e prazerosa.

O uso do portfólio como ferramenta pedagógica foi fundamental para documentar o progresso de cada criança. Os registros realizados no "Portfólio do Toni Itinerário" não só proporcionaram uma forma de acompanhar o desenvolvimento individual, mas também serviram como um recurso para reflexão e revisão dos conceitos aprendidos.

A vivência com o "Toni Itinerários" destacou-se pela sua capacidade de engajar as crianças e de promover uma compreensão mais profunda e concreta dos números e suas quantidades. Essa abordagem prática e interativa demonstrou-se eficaz na construção do conhecimento matemático no Infantil V, proporcionando uma base sólida para o aprendizado futuro.

Ao final da vivência, as crianças apresentaram suas coleções e registros para os colegas e educadores, o que reforçou o trabalho em equipe e a comunicação oral. Esse momento de compartilhamento também valorizou o esforço individual e coletivo, fortalecendo o vínculo entre as crianças e o ambiente escolar.

A turma do Infantil V demonstrou grande entusiasmo e interesse ao participar do projeto, evidenciando que o aprendizado através de experiências práticas e significativas pode ser extremamente eficaz e prazeroso para as crianças.

Galeria


Matéria por Eduarda Lummertz Nunes - Educadora