Institucional

Sob a direção da Irmã Severina Paulin, a fundação da Escola ocorreu em 21 de janeiro de 1956, obtendo a autorização para o funcionamento no dia 28 de janeiro com o nome de Externato Santa Terezinha do Menino Jesus. Com o objetivo de atender alunas do Curso Primário Geral: 1ª a 4ª série, foi registrado sob nº 414, na SEC/PR, em 19 de março de 1956.

A Escola leva este nome a pedido do saudoso Bispo de Curitiba, Dom Jerônimo Mazzarotto, devoto de Santa Teresinha do Menino Jesus. Durante muitos anos, o mesmo prédio Escola, também abrigou a Sede da Província do Paraná do Instituto das Apostolas do Sagrado Coração de Jesus.

O Externato Santa Terezinha do Menino Jesus passou por diferentes momentos de oferta de serviços educacionais à sociedade curitibana. A partir de 13 de setembro de 1958, passou a oferecer também o Curso Ginasial, iniciando, assim o Exame de Admissão para a 1ª e 2ª série ginasial. 

Se no passado, no Brasil, o objetivo era formar apenas boas esposas e mães, nos anos 60 esses assuntos femininos são abordados em outro contexto. As Escolas passaram a facilitar a vida das moças, levando em conta a necessidade de conciliar o desempenho profissional com a vida familiar. Assim, o Externato, de 1964 a 1973, foi formador de um grande e marcante número de jovens, que escolheram o Curso Normal de Grau Colegial, para se tornarem as futuras educadoras de uma sociedade que prometia crescer muito. Sendo que em 1974 o Externato Santa Terezinha do Menino Jesus passou a ser denominado Colégio Santa Teresinha do Menino Jesus.

Do costume de educar separadamente, meninos e meninas, as escolas passaram a defender que a heterogeneidade de sexos, de níveis de conhecimento, de classes sociais é sempre positiva para o desenvolvimento de crianças e jovens. Em 1986, a Escola deixou de ser exclusivamente feminina, passando a denominar-se Escola Santa Teresinha do Menino Jesus.

Considerando a importância da educação das crianças menores de sete anos, em 1983 a Escola recebeu a autorização para oferecer o Ensino Pré Escolar – Jardim de Infância, alterando sua denominação para Escola Santa Teresinha do Menino Jesus – Ensino Pré Escolar e de 1º Grau.

Para atender crianças do Maternal, que na Escola, começou a funcionar em 1999, em 02 de fevereiro de 2000, foi projetado o Berçário Gente Feliz situado à Av. Silva Jardim esquina com Ângelo Sampaio, mas fazendo parte da Escola Santa Teresinha do Menino Jesus. Permaneceu em funcionamento até 2002 atendendo crianças de quatro meses a um ano e meio.

Em cada época histórica, a Escola Santa Teresinha do Menino Jesus procurou ler os sinais dos tempos e deu respostas adequadas a cada novo desafio educacional. Ao longo dos anos, vem sofrendo alterações que a atualizam e a reajustam às necessidades do momento. Uma dessas mudanças aconteceu com a transferência da Sede Provincial para outro endereço o que propiciou uma reforma predial executada em 2001, onde novos espaços foram criados e outros modernizados.

Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post

Acompanhe o SAGRADO - Rede de Educação

Fique por dentro das ações desenvolvidas em nossas Unidades Educacionais.